As flores de Ora-pro-nóbis, embora sejam comestíveis, seu consumo é menos comum do que o das folhas e frutos Foto: Cassimiro/Adobe Stock
A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é uma planta cada vez mais popular entre os adeptos da alimentação saudável. Conhecida por suas folhas ricas em proteínas, a espécie também produz flores delicadas e vistosas, que despertam curiosidade por suas possíveis aplicações culinárias e medicinais.
Leia mais
Assim como suas folhas, a flor de ora-pro-nóbis carrega um perfil nutricional interessante. Embora menos estudadas do que a parte folhosa, as flores são ricas em antioxidantes, compostos bioativos e podem conter quantidades expressivas de fibras e minerais.
As folhas suculentas da ora-pro-nóbis se destacam pelo alto teor proteico, sendo uma alternativa interessante para enriquecer a alimentação. De acordo com a nutróloga Hilloa Rodrigues, a planta contém quantidades significativas de minerais, fibras, vitaminas A e C e ácido fólico. Além disso, suas folhas possuem compostos bioativos, como flavonoides e compostos fenólicos, conhecidos por suas propriedades antioxidantes.
“A presença de antioxidantes na planta pode contribuir para a redução de processos inflamatórios e auxiliar na prevenção de doenças crônicas, como obesidade e diabetes”, explica a especialista. O beta-sitosterol, um dos componentes da ora-pro-nóbis, também pode ajudar na regulação do colesterol, favorecendo a saúde cardiovascular.
Cuidados ao utilizar a flor na alimentação
Embora não haja evidências de toxicidade hepática associada ao consumo da ora-pro-nóbis, a nutróloga recomenda cautela no uso por gestantes e lactantes. Além disso, o consumo em cápsulas ou extratos concentrados deve ser feito sob orientação de um profissional de saúde.
É importante destacar que as flores da ora-pro-nóbis não são comumente consumidas na alimentação. Embora sejam comestíveis, seu consumo é menos comum do que o das folhas e frutos.
As folhas da variedade de flor rosa, devido ao alto teor de oxalato, devem ser cozidas por pelo menos dois minutos antes do consumo para reduzir a presença dessa substância, que em excesso pode dificultar a absorção de minerais e favorecer a formação de cálculos renais. Já as folhas das variedades de flores brancas e douradas podem ser consumidas cruas ou cozidas, pois possuem teores mais baixos de oxalato.
Ela pode ser usada em sucos, chás, saladas e refogados, além de produção de geleias e sobremesas naturais. Também pode-se adicioná-la crua a pratos frios ou utilizá-la como um ingrediente complementar em preparos quentes.
Fonte :- Flor de ora-pro-nóbis: para que serve? É comestível?