Neste domingo (13), o Papa Franciscoapareceu de surpresa no fim da celebração da missa de Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
De cadeira de rodas, o pontífice de 88 anos percorreu o espaço enquanto desejava uma boa Semana Santa aos mais de 25 mil fiéis que acompanhavam a cerimônia.
Embora ainda esteja com a aparência debilitada, Francisco parece estar se recuperando. Sua voz soou mais firme quando falou com os presentes, e ele não precisou da ajuda de oxigênio para respirar.
Como o Papa ainda se recupera de sua internação mais recente, ele não presidiu a missa. O vice-decano do Colégio Cardinalício, Leonardo Sandri, que fez a celebração em seu lugar.
Na homilia divulgada pela Santa Fé, o papa Francisco recordou a internação e agradeceu as orações.
“Irmãs e irmãos, agradeço muito pelas orações de vocês. Neste momento de fraqueza física, me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus. Eu também rezo por vocês e peço que confiem comigo ao Senhor todos os que sofrem, especialmente aqueles afetados pela guerra, pela pobreza ou pelos desastres naturais. Em particular, que Deus receba em sua paz as vítimas do desabamento de uma estrutura em Santo Domingo e conforte seus familiares”, diz um trecho do texto.
Recuperação
O Papa passou mais de um mês internado no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral. O quadro, que já é delicado devido à idade, se agravou por causa de outros problemas de saúde de Francisco.
Com isso, a participação dele nas cerimônias da Páscoa continua incerta. Segundo o Vaticano, a avaliação dependerá “do clima”.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.