O feriado do Dia da Consciência Negra, que ocorre nesta quinta-feira (20) em todo o território nacional, será marcado por contrastes entre as regiões. Enquanto no Sudeste as temperaturas ficam altas, instabilidades fortes atuam no Nordeste e um ar de origem polar causa resfriamento no Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com alerta de perigo para tempestades na região Norte, sob o Amazonas e o Pará, e perigo para acumulado de chuva no litoral da Bahia. Veja como fica o tempo nas regiões do país neste feriado.
Sul
O tempo continua firme em toda a região, informam os meteorologistas do Climatempo, sem previsão de chuva ao longo do dia. O Rio Grande do Sul amanhece com mínimas reduzidas, especialmente na Serra e na Campanha.
O sol predomina durante o dia, embora haja variação de nuvens em alguns pontos. À noite, a aproximação de uma nova frente fria pode trazer pancadas isoladas de chuva para o extremo sul do litoral gaúcho.
Sudeste
No Sudeste, há possibilidade de chuva fraca e isolada no litoral, incluindo áreas do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Pode chover forte no início da manhã, principalmente no extremo norte e no nordeste de Minas Gerais.
Nas demais áreas, o tempo firme com sol forte predomina, com presença de nuvens apenas no leste paulista, Zona da Mata mineira e regiões litorâneas.
Centro-Oeste
As pancadas de chuva continuam no norte de Mato Grosso e Goiás, variando de fracas a moderadas e podendo ser mais fortes com trovoadas, especialmente à tarde. Segundo o Climatempo, também há chance de chuva no oeste mato-grossense.
Nas demais áreas, incluindo Mato Grosso do Sul, o tempo permanece seco e estável, com sol predominante. A tendência é de temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa na maior parte da região.
Nordeste
A frente fria que atua na Bahia continua avançando e provoca pancadas moderadas a fortes, com risco de temporais. As chuvas podem ser mais intensas no Recôncavo, Ilhéus, Chapada Diamantina e Feira de Santana.
Instabilidades também atingem o sul do Maranhão, Piauí e áreas do oeste de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e sul do Ceará, com chance de chuva forte. Nas demais áreas, o tempo fica mais estável, com sol predominante.
Norte
As instabilidades aumentam em grande parte da região, com chuva moderada a forte. Há risco de temporais no norte do Amazonas, centro-sul e noroeste do Pará e em grande parte de Roraima.
No leste do Amapá e no extremo nordeste do Pará, o tempo fica mais firme.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.