Tanques russos são encontrados abandonados em “cemitério” na Síria (Foto: X)
Dezenas de tanques e veículos blindados russos que haviam sido entregues à Síria acabaram se tornando obsoletos para o novo governo do país após a queda de Bashar al-Assad no ano passado.
+ Royal Enfield, Bajaj e Mottu disparam nas vendas de motos e desafiam gigantes em 2025
+ Concessionária cobra US$ 500 por diagnóstico de Toyota e mulher questiona: “Estou sendo enganada?”
Como resultado, esses veículos militares foram abandonados em uma espécie de “cemitério de tanques” na província de Idlib, conforme relatou o canal sírio Welat TV no final de novembro.
Nas images, é possível ver dezenas de tanques T-62, veículos de combate de infantaria (IFVs) e outros veículos blindados de fabricação russa que foram fornecidos pela Rússia ao Exército Árabe Sírio pelos últimos dez anos.
Inclusive, os próprios russos divulgaram repetidamente relatos sobre a entrega desses e de outros veículos blindados para a Síria ao longo dos anos, segundo relato do portal ucraniano Militarnyi.
No início de 2017, foi revelado que o exército sírio havia recebido tanques T-62M da Rússia, que haviam sido retirados de serviço no exército russo e armazenados em bases de reserva.
Os veículos blindados foram fornecidos para repor as perdas do Exército Árabe Sírio e foram utilizados ativamente em operações de combate. Mesmo com esse poder de fogo, o regime de Assad caiu em 8 de dezembro de 2024 após uma ofensiva para capturar a capital da Síria, Damasco.
Bashar al-Assad fugiu para a Rússia, onde recebeu asilo político. Entretanto, o extenso arsenal de guerra que havia sido abandonado nas bases do exército se tornou posse do novo governo, que não encontrou um uso para os veículos militares.
https://twitter.com/i/status/1993803451856507183
Foto e vídeo: X @ChamPlus_. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
Fonte :- Tanques russos são encontrados abandonados em "cemitério" na Síria