O novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira (2) ao trabalhadores e trabalhadoras sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O reajuste, oficializado pelo Decreto 12.797/2025, foi de 6,79%, equivalente a R$ 103.
De acordo com o cronograma, os aposentados e pensionistas Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber o novo valor no dia 26 de janeiro. Segundo o governo federal, esses pagamentos seguem até esta sexta-feira (6), seguindo a numeração final do cartão.
Como foi calculado o salário mínimo?
O indicador utilizado no cálculo do reajuste anual do salário mínimo é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O INPC mede a v ariação dos preços de produtos e serviços consumidos por famílias com renda mensal entre um e cinco salários mínimos.
O indicador é usado para avaliar o custo de vida das famílias mais vulneráveis, como também com medidor dos impactos causados pela inflação na população. Sendo assim, o INPC impacta diretamente no valor do salário mínimo, pois, é usado para corrigir o benefício.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.