Offline
Semana do Carnaval começa com previsão de chuva forte
Publicado em 09/02/2026 08:22
Notícias
Futura Press
Chuvas são esperadas ao longo desta semana

O tempo nesta segunda-feira (9) deve sofrer  influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), causando chuva frequente e possiblidade de  temporais em algumas regiões do Brasil, segundo dados meteorológicos da Climatempo. 

previsão é que os dias que antecendem o Carnaval sejam de nuvens carregadas e chuva recorrente pelo Norte, Centro-Oeste e, principalmente, no Sudeste do país. 

Ao longo da semana, os temporais devem continuar nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte. Enquanto no Nordeste, a chuva deve aparecer de forma mais isolada, com alternância entre sol e pancadas rápidas, mas que podem fortes. 

Na região Sul, o clima é marcado pela instabilidade, devido ao avanço da frente fria. Com isso, a previsão é de temporais no Rio Grande do Sul. As chuvas aparecem de forma isolada entre Santa Catarina e o Paraná, com possibilidade de pancadas intensas. 

Ventos intensos no Norte, parte do Nordeste e Sudeste

Para esta segunda-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de chuvas intensas de até 50 mm/dia e rajadas de ventos entre 40 e 60 km/h na região Norte e parte do Nordeste e Sudeste.

Conforme o INMET, entre as áreas que podem ser afetadas estão: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Nordeste Paraense, Centro Sul Baiano, Norte Pioneiro Paranaense, Sudeste Paraense, Zona da Mata, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Sudeste Piauiense, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Sul Goiano, Vale do Rio Doce, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Central Espírito-santense, São Francisco Pernambucano e Marajó. 

Tempestade de ventos
Inmet
Tempestade de ventos

 

Chuva de até  100 mm/dia

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), chuvas de até 100 mm/dia são esperadas no Sudeste e parte do Centro-oeste brasileiro. Além disso, há possibilidade de ventos entre 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

aviso meteorológico do instituto é válido até a noite desta segunda-feira e pode afetar as seguintes áreas: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Sul Goiano, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Araraquara, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Sul Espírito-santense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Metropolitana do Rio de Janeiro, Metropolitana de Belo Horizonte, Norte Fluminense, Litoral Sul Paulista, Centro Norte de Mato Grosso do Sul.

Comentários