O tempo nesta segunda-feira (9) deve sofrer influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), causando chuva frequente e possiblidade de temporais em algumas regiões do Brasil, segundo dados meteorológicos da Climatempo.
A previsão é que os dias que antecendem o Carnaval sejam de nuvens carregadas e chuva recorrente pelo Norte, Centro-Oeste e, principalmente, no Sudeste do país.
Ao longo da semana, os temporais devem continuar nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte. Enquanto no Nordeste, a chuva deve aparecer de forma mais isolada, com alternância entre sol e pancadas rápidas, mas que podem fortes.
Na região Sul, o clima é marcado pela instabilidade, devido ao avanço da frente fria. Com isso, a previsão é de temporais no Rio Grande do Sul. As chuvas aparecem de forma isolada entre Santa Catarina e o Paraná, com possibilidade de pancadas intensas.
Ventos intensos no Norte, parte do Nordeste e Sudeste
Para esta segunda-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso de chuvas intensas de até 50 mm/dia e rajadas de ventos entre 40 e 60 km/h na região Norte e parte do Nordeste e Sudeste.
Conforme o INMET, entre as áreas que podem ser afetadas estão: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Nordeste Paraense, Centro Sul Baiano, Norte Pioneiro Paranaense, Sudeste Paraense, Zona da Mata, Ocidental do Tocantins, Oeste Maranhense, Sudeste Piauiense, Centro-Sul Mato-grossense, Vale do Acre, Sul Goiano, Vale do Rio Doce, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Central Espírito-santense, São Francisco Pernambucano e Marajó.
Inmet
Tempestade de ventos
Chuva de até 100 mm/dia
Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), chuvas de até 100 mm/dia são esperadas no Sudeste e parte do Centro-oeste brasileiro. Além disso, há possibilidade de ventos entre 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O aviso meteorológico do instituto é válido até a noite desta segunda-feira e pode afetar as seguintes áreas: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Sul Goiano, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Itapetininga, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Macro Metropolitana Paulista, Marília, Araraquara, Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Noroeste Fluminense, Sul Espírito-santense, Baixadas, Centro Fluminense, Metropolitana de São Paulo, Assis, Metropolitana do Rio de Janeiro, Metropolitana de Belo Horizonte, Norte Fluminense, Litoral Sul Paulista, Centro Norte de Mato Grosso do Sul.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.