Quarta-feira de Cinzas: dia de retomar a rotina pós-Carnaval
A Quarta-feira de Cinzas, neste dia 18 de fevereiro, chega para encerrar a folia de Carnaval na maior parte do país, com a retomada de serviços públicos e privados, mas em horários diferenciados.
Apesar de não ser considerada feriado nacional, a data marca a retomada das atividades e funciona como um ponto facultativo na maior parte dos setores, o que altera o funcionamento de bancos, Correios, comércio e outros serviços.
Cada empresa decide se a Quarta-feira de Cinzas será dia normal de trabalho, se terá jornada reduzida ou não. Isso por meio de acordos coletivos ou políticas internas.
Já para os serviços públicos, os horários foram estipulados e variam.
Confira como vão ficar os atendimentos nesta quarta (18) no Brasil.
Repartições públicas
Órgãos federais retomam as atividades a partir das 14h. Administrações estaduais e municipais costumam seguir o mesmo padrão, mas é importante consultar o decreto local.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o início do expediente nos bancos na Quarta-feira de Cinzas será às 12 horas, com encerramento no horário normal de fechamento das agências.
Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15 horas, o início do atendimento ao público será antecipado para garantir o mínimo de três horas de funcionamento.
Contas e carnês com vencimento no período de Carnaval puderam ser pagos, sem acréscimo, no primeiro dia útil, que é a própria quarta-feira.
As agências da Previdência Social também seguem o ponto facultativo federal, com reabertura marcada para as 14 horas.
A partir de quinta-feira (19), as agências voltam a funcionar normalmente, em seu horário habitual.
Transporte público
A operação pode variar. Algumas cidades mantêm a grade de horários de domingo ou feriado durante a manhã, normalizando a frota apenas no período da tarde. Consulte a empresa de transporte da sua região.
Comércio e shoppings
O funcionamento do comércio e dos shoppings varia bastante de uma cidade para outra, dependendo de acordos locais.
A tendência é que a maioria das lojas e dos centros comerciais abra as portas apenas no período da tarde, geralmente a partir das 12 horas.
A recomendação é verificar o horário de funcionamento específico do estabelecimento que a pessoa pretende visitar, seja nas redes sociais ou nos canais oficiais de atendimento.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.