Como o queijo pode reduzir o ronco?
O estudo, realizado com 400 mil britânicos registrados no UK Biobank e no FinnGen Biobank, revelou que o consumo regular de queijo pode reduzir em até 28% o risco de apneia do sono.
A apneia do sono acontece quando há bloqueios nas vias aéreas, fazendo a respiração parar por alguns segundos ou minutos. Embora nem todo ronco seja sinal de apneia, o ronco intenso e intercalado com pausas respiratórias pode indicar a condição.
Os pesquisadores da Universidade de Chengdu, na China, descobriram que pessoas que consomem queijo com mais frequência têm menor probabilidade de desenvolver apneia.
A ingestão de queijo pode influenciar a redução do ronco por meio de vários mecanismos, segundo o estudo. Entre eles, destacam-se o aumento da testosterona e a redução da pressão arterial, fatores que podem ajudar a diminuir o risco de apneia.
“Os resultados revelaram uma associação inversa significativa entre o consumo de queijo e o risco de apneia do sono, indicando que uma maior ingestão de queijo está associada a uma probabilidade reduzida de desenvolver o distúrbio”, escreveram os pesquisadores.
E o que mais pode ajudar a combater a apneia do sono?
Além do queijo, outros estudos também mostram que uma dieta rica em vegetais pode diminuir em até 20% a probabilidade de desenvolver apneia do sono.
Isso se deve ao fato de uma alimentação saudável contribuir para a redução da inflamação no corpo e ajudar no controle de peso, fatores-chave no risco de apneia obstrutiva do sono.
Embora seja necessário realizar mais pesquisas para confirmar essas relações, os estudos oferecem direções interessantes sobre como a alimentação pode influenciar na qualidade do sono.
Fonte :- Quer parar de roncar? Estudo revela alimento simples que pode contribuir