Aumento de preços dos ingredientes de Natal pode comprometer o orçamento - Shutterstock
O Natal é a época perfeita para reunir a família e aproveitar uma deliciosa ceia. No entanto, o aumento de preços dos ingredientes dos pratos típicos da festa pode fazer com que a compra desses alimentos pese no orçamento. Então, para que você possa fazer uma ceia farta de Natal sem comprometer o bolso, trouxemos seis dicas para economizar na hora das compras. Confira:
1. Defina um número de convidados
Para economizar nas compras da ceia de Natal, é importante se planejar. O primeiro passo é ter o número exato de convidados, pois assim você compra a quantidade certa de ingredientes e evita gastos desnecessários.
2. Faça uma lista de compras
Fazer uma lista de compras também é fundamental. Converse com seus convidados para definir um cardápio que agrade a todos e calcule a quantidade exata que precisa ser comprada de cada ingrediente.
3. Vá ao mercado com antecedência
Além de evitar mercados lotados, comprar os ingredientes da ceia com antecedência também ajuda a economizar. Os preços nessa época variam conforme a demanda. Ou seja, quanto mais próximo do Natal, mais caros estarão a maioria dos alimentos típicos natalinos.
4. Divida os custos da ceia
Converse com os familiares sobre dividir as despesas ou combinar para que cada um leve um prato. Assim, o custo fica mais leve para todos e a experiência de planejar juntos também é um momento especial.
5. Substitua alimentos caros
Se o produto estiver muito caro, experimente substituí-lo por opções mais em conta. Opte por marcas de produtos nacionais ou alternativas àquelas que você sempre costuma comprar.
6. Reaproveite as sobras da ceia
Apesar de você ter feito compras com orçamento e quantidade definidos, pode ser que sobre comida no final. Para evitar o desperdício de alimentos, reaproveite as sobras da ceia de Natal no almoço do dia seguinte, ou divida o que restou com os convidados, assim cada um leva um pouco para casa.
Fonte:- https://investimentobom.ig.com.br/educacao-financeira/ceia-de-natal-saiba-como-economizar-nas-compras/