China luta contra novo surto de vírus cinco anos após pandemia de COVID©Getty Images
O metapneumovírus humano (hMPV) é potencialmente tão contagioso quanto a COVID-19, quanto o vírus sincicial respiratório e quanto a gripe, mas poucos de nós ouvimos falar dele. Na verdade, a maioria das pessoas que pegou a doença provavelmente nem sabe que teve. Pessoas doentes geralmente não são testadas para isso fora de um hospital ou pronto-socorro. Além do mais, não há vacina ou medicamentos antivirais para combater esse agente patogênico.
Agora, a China está lidando com um novo surto de vírus, à medida que o hMPV se espalha rapidamente, levando a sintomas semelhantes aos da gripe e de COVID-19. As redes sociais estão repletas de alegações de uma nova epidemia sobrecarregando hospitais e crematórios no país. Usuários postaram vídeos mostrando hospitais superlotados, alegando uma mistura de "vírus múltiplos" que se espalha rapidamente.
Embora relatos não confirmados afirmem que a China declarou estado de emergência, pode-se verificar que as autoridades de saúde estão monitorando vigilantemente a situação à medida que o vírus se espalha.
Então, que vírus assassino é esse que também já atacou na Europa e nos Estados Unidos? Os médicos já alertaram para seus efeitos na saúde humana. Na galeria, entenda as respostas e conselhos sobre como evitar contrair esta doença respiratória pouco conhecida.
Veja também: Você teria coragem de chegar perto da Torre do Diabo?
O que é o metapneumovírus humano?©Shutterstock
A doença em questão é o metapneumovírus humano (hMPV), um vírus respiratório que causa doenças respiratórias superiores (rinite e sinusite, por exemplo, entre outros) e inferiores (pneumonia, bronquite, etc.).
Um vírus potencialmente assassino©Shutterstock
Assim como o VSR, o metapneumovírus humano (hMPV) pertence à família Pneumoviridae, o que o torna um vírus potencialmente mortal.