Offline
Clima para sábado (05): temporais no Sudeste
Publicado em 05/04/2025 08:04
Notícias
Climatempo/Reprodução
Chuvas intensas em áreas costeiras e serranas do Sudeste

 

O sábado (05) contará com  tempo instável em grande parte do país, com chuvas intensas em áreas costeiras e serranas do Sudeste.

O país segue com probabilidade de chuva isolada em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS) não chove, mas há possibilidade de céu nublado.  

 

Chuvas intensas em áreas costeiras e serranas do Sudeste

Uma frente fria, combinada com a umidade do oceano, deve provocar chuvas intensas na região Sudeste do Brasil a partir desta sexta-feira, com acumulados de 300 a 500 mm em três a quatro dias.

O fenômeno, afetará principalmente o litoral de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, com o sábado sendo o dia mais crítico e possibilidade de chuvas fortes também na segunda-feira (07).

A situação pode ocasionar enchentes repentinas, alagamentos, deslizamentos de terra e interrupções no fornecimento de energia, principalmente em áreas de risco como a Baixada Santista, o Sul da Grande São Paulo, o Vale do Paraíba, a Costa Verde, a Região Serrana e a Região dos Lagos.

Alertas do INMET

Adicionalmente, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para queda de temperatura(3°C a 5°C), precipitações intensas – podendo ultrapassar 60 mm/h ou atingir até 100 mm em um dia – e ventos de até 100 km/h, com vigência entre 04 e 05 de abril de 2025. Os avisos contemplam as regiões Sul e Sudeste

 Esses avisos reforçam o risco de problemas de saúde, alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos em várias regiões dos estados do Sul, Sudeste e demais áreas afetadas.

 

Clima para sábado (05): temporais no Sudeste

 

Comentários