Offline
Onde encontrar a lixeira do WhatsApp com arquivos e conversas? Conheça esse passo a passo
Publicado em 08/07/2025 09:50 • Atualizado 08/07/2025 09:52
Notícias

Onde encontrar a lixeira do WhatsApp com arquivos e conversas? Conheça esse passo a passo

Uma verdade precisa ser dita antes de tudo: a lixeira do Whatsapp não existe. Ao contrário de outros aplicativos, o Zap não tem essa opção, mas tem um sistema que pode ser utilizado para achar conversas e até arquivos apagados. Ele é o back-up, um carregamento de todas as informações do perfil para a nuvem que pode ser baixado novamente no telefone.

De qualquer forma, é importante esclarecer que não há a possibilidade de acessar a "lixeira" do WhatsApp, propriamente dita. Isso ocorre porque o histórico de chats não é armazenado nos servidores do aplicativo. O mais próximo que se pode encontrar é um backup que o aplicativo faz no celular, que é armazenado no Google Drive em dispositivos Android e no iCloud para iPhones.

Artigos Relacionados Para encontrar o backup do WhatsApp no Android, você deve acessar o Google Drive. No menu, você pode ver a opção "Backups" e lá encontrará os elementos que deseja recuperar, desde que este backup não tenha sido atualizado anteriormente. Isso também é uma opção para iPhones, mas via iCloud. Para isso, você deve seguir um procedimento similar ao já mencionado.

whatsapp.jpg (1920x1080, AR: 1.78)

Como Recuperar Conversas e Arquivos da Lixeira do WhatsApp

É possível recuperar as conversas que foram apagadas do aplicativo e todos os elementos que estavam nelas. A seguir, o passo a passo para restaurar o histórico de chats, de acordo com o site oficial do WhatsApp:

 

  • Desinstale e reinstale o WhatsApp no celular.
  • Verifique o número de telefone e, em caso de iPhone, o Apple ID.
  • Toque em "Restaurar histórico de conversas".
  • Para maior segurança, pode ser solicitada a verificação da identidade do usuário para restaurar seus chats. Para isso, o aplicativo enviará um código por SMS ou ligação se você não ativou a verificação em duas etapas ou os backups criptografados de ponta a ponta.
  • Dessa forma, você poderá recuperar as conversas perdidas. Vale lembrar que, para que este truque funcione, é extremamente importante ter um backup atualizado, pois o que foi salvo mais recentemente na nuvem será restaurado, e as mensagens posteriores serão perdidas. Além disso, para recuperar os vídeos, é necessário ter a opção "Incluir vídeos" ativada.

 

Como Apagar Conversas no WhatsApp

Enquanto algumas pessoas precisam recuperar itens excluídos do WhatsApp, outras buscam maneiras de apagá-los do celular. Isso ocorre porque eles podem ocupar muito espaço na memória do telefone, o que pode afetar o funcionamento do dispositivo. Como solução para este problema, o aplicativo oferece uma forma de esvaziar os chats que os usuários possuem, tanto para Android quanto para iPhone:

 

Esvaziar um chat individual ou em grupo

    • Na aba Conversas, abra o chat individual ou em grupo que deseja esvaziar.
    • Toque no ícone de três pontos ou em "Mais" e selecione a opção "Esvaziar conversa".
    • Marque ou desmarque a caixa "Apagar também da galeria do aparelho os arquivos de mídia recebidos nesta conversa".
    • Clique em "Esvaziar conversa".

Esvaziar todas as conversas de uma ve

    • Vá em Ajustes > Conversas > Histórico de conversas. Na aba Conversas, toque no ícone.
    • Toque em Esvaziar todas as conversas.
    • Marque ou desmarque as caixas Apagar também da galeria do aparelho os arquivos de mídia recebidos nas conversas e Apagar mensagens favoritas.
    • Toque em Esvaziar conversas.

Vale esclarecer que este procedimento não removerá nenhum usuário de nenhum grupo nem as conversas que se encontram na aba "Conversas". Além disso, elas podem ser recuperadas em caso de arrependimento, desde que seja o backup mais recente antes de esvaziá-lo. Uma vez que o backup é atualizado, qualquer histórico de chat que tenha ocorrido é perdido.

 

Fonte :- Onde encontrar a lixeira do WhatsApp com arquivos e conversas? Conheça esse passo a passo

 

Comentários