Carnaval Gaviões
Por Marcele Dias em 15 de fevereiro de 2026 às 09:34
Na madrugada deste domingo, a Gaviões da Fiel, escola de samba ligada à maior torcida organizada do Corinthians, foi ao Sambódromo do Anhembi para se apresentar no Carnaval 2026. Com um enredo que clamava pela preservação ambiental e pela valorização dos povos indígenas, a agremiação cantou como poderá ser o futuro.
Com o enredo "Vozes Ancestrais Para um Novo Amanhã", a escola tinha por objetivo levar à avenida um desfile de exaltação às florestas brasileiras e aos povos originários. Com um samba que utilizava palavras próprias dos povos indígenas, a Gaviões denunciou as violências que estas populações tem sofrido desde a chegada dos portugueses ao que, mais tarde, viria a ser o território brasileiro.
O desfile começou com a valorização dos povos originários do Brasil, dando voz a estas comunidades. Ao decorrer da apresentação, a escola ainda narrou algumas lendas indígenas, que contavam a história de violência sofrida pelo povo e da devastação das florestas. O sambódromo também serviu de tributo para que a Gaviões homenageasse aqueles que deram sua vida em prol da luta pelos povos indígenas.
A escola encerrou sua participação levando à avenida o que seria um novo amanhã, caso as vozes ancestrais dos povos originários fossem ouvidas. De acordo com a visão da Gaviões, atender ao chamado destes povos é preservar as florestas, demarcar as terras indígenas e valorizar a sua identidade cultural.
A apresentação, assinada pelos carnavalescos Rayner Pereira e Julio Poloni, tinha como destaque um carro alegórico que media 72 metros, o maior entre as escolas de São Paulo, o tabu de não usar elementos verdes e a costumeira interação com a torcida presente no sambódromo. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a Gaviões fez um desfile mais politizado, segundo o que foi anunciado pela própria escola.
No ano anterior, com o enredo "Irin Ajó Emi Ojisé (A Viagem do Espírito Mensageiro)", a escola falou sobre a importância das máscaras para o continente africano e como elas destacam a diversidade destes povos. Com este tema, a Gaviões garantiu o terceiro lugar do Carnaval 2025, ficando atrás da Rosas de Ouro, campeã, e da Acadêmicos do Tatuapé, e pôde atravessar o sambódromo uma segunda vez, mas pelo Desfile das Campeãs.
Neste Carnaval, fazendo uma homenagem aos povos originários, a escola pretende, mais uma vez, aparecer no Desfile das Campeãs, que acontecerá no próximo sábado, dia 21. Porém, neste ano, a Gaviões espera surpreender e ser a grande campeã do carnaval de São Paulo.
Fonte :- Veja como foi o desfile da Gaviões da Fiel no Carnaval 2026