Com quantos anos você descobriu que Serginho Groisman, apresentador do 'Altas Horas', é filho de sobreviventes do nazismo?© Divulgação, TV Globo
Pouca gente sabe, mas a história de vida de Sérgio “Serginho” Groisman, um dos apresentadores mais queridos da TV Globo, é atravessada por uma forte ligação com a Segunda Guerra Mundial. Judeu, Serginho carrega na memória familiar relatos que vão muito além das curiosidades de bastidores da TV.
Bisavós de Serginho morreram durante a Segunda Guerra
Em entrevista ao programa "Assim Como A Gente", do GNT, em 2023, o apresentador contou detalhes sobre o passado de seus pais, imigrantes que escaparam do nazismo. “Meu pai veio da Romênia e minha mãe veio da Polônia. Judeus, vieram fugidos da Segunda Guerra, do nazismo. Tanto é que meus bisavós foram mortos em Auschwitz junto com tias”, revelou.
A mãe de Serginho, Ana (Chana) Groisman, nasceu em Varsóvia, na Polônia, e conseguiu embarcar em um dos últimos navios a sair da Europa antes do bloqueio alemão. O mesmo não aconteceu com duas de suas irmãs, que foram assassinadas em campos de extermínio nazistas.
Um encontro marcado pela esperança
Já o pai, Luiz (Leizer) Groisman, era natural da Romênia e precisou atravessar uma Europa já ocupada, viajando escondido em trens para escapar da perseguição. Os dois chegaram ao Brasil fugindo do horror da guerra e se conheceram em um baile, em São Paulo. Segundo o próprio Serginho, o casal se comunicava inicialmente em iídiche, língua usada por judeus na Europa para se manterem conectados em diferentes países.
Em suas falas, Serginho costuma destacar como a memória familiar impactou suas escolhas de vida e visão de mundo. “Esse medo do antissemitismo já começou a me levar a entender que existem grupos que são perseguidos na nossa terra. Isso me levou logo cedo a buscar um lado mais justo, em que você deixa as pessoas viverem porque elas querem viver desse jeito. E não perseguir. Aí eu fui entender o antirracismo... isso eles me passaram muito”, contou.
Em 2015, em entrevista à revista "IstoÉ", o jornalista relembrou como o trauma da guerra marcou sua família. Segundo ele, o pai nunca conseguiu assistir a filmes sobre o Holocausto sem chorar. “Ele morreu há cinco anos e nunca conseguiu ver um filme que tratasse do extermínio, porque chorava. Minha mãe também não. Eu já consigo lidar melhor com isso”, declarou na época.
Fonte :- Com quantos anos você descobriu que Serginho Groisman, apresentador do 'Altas Horas', é filho de sobreviventes do nazismo?